Guerra

Brigada do Azerbaijão que integrava Estado Islâmico abandona Síria para lutar em Nagorno-Karabakh

A Brigada do Estado Islâmico composta por soldados do Azerbaijão deixou a Síria para se juntar aos compatriotas na guerra em Nagorno-Karabakh, entre Azerbaijão e separatistas apoiados pela Armênia. A Brigada que contém algumas centenas de soldados azeris (quem nasce no Azerbaijão) seguiu em direção a região do novo conflito pela Turquia.

2

Os combatentes do Azerbaijão causaram um grande escândalo no acampamento do Estado Islâmico em Raqqa; após a debandada, já que os terroristas islâmicos têm atitudes extremamente rígidas com aquilo que consideram má conduta, especialmente após as seguidas derrotas e os recentes sucessos militares das forças do governo sírio.

Esta não foi a primeira debandada dos azeris – os terroristas do Estado Islâmico já acusaram seus colegas do Azerbaijão de traição no passado quando, em janeiro de 2015, por exemplo, os islâmicos executaram o comandante de campo Siraj Azeri depois de pegá-lo espionando.

Durante a guerra na Síria, cerca de uma centena de cidadãos do Azerbaijão foram mortos. Tais números foram fornecidos pelas agências de mídia oficiais da República da Transcaucásia (região composta por Armênia, Geórgia e Azerbaijão). Na realidade, este número pode ser muito maior.

O conflito em Nagorno-Karabakh

Vale lembrar que o conflito em Nagorno-Karabakh se intensificou no dia 2 de Abril. Os representantes da NKR (República do Nagorno-Karabakh) não reconhecida, o Ministério da Defesa da Armênia e oficiais de segurança do Azerbaijão relataram bombardeios e confrontos.

Segundo a ONU, 33 pessoas já foram mortas durante o conflito na República separatista, e cerca de 200 ficaram feridas. Os separatistas são armênios étnicos – apoiados pela Armênia – que vivem no Azerbaijão e que desejam autonomia.

Referências:

Tvzvezda

Fort Russ

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s