Geopolítica

Japão enviou 331 quilos de plutônio aos Estados Unidos – o suficiente para 50 bombas atômicas

Um navio com 331 quilos de plutônio saiu do Japão com destino aos Estados Unidos. A carga, que deixou o porto da Prefeitura de Ibaraki, tem plutônio o suficiente para a construção de até 50 bombas nucleares.

japan-plutonium-shipment

O material nuclear está sendo transportado por uma embarcação britânica fortemente armada, operada pela Pacific Transportes Nuclear. Sua rota exata foi, obviamente, mantida em segredo por razões de segurança. A pureza de plutônio é tão elevada que o material pode facilmente ser usado para fazer armas nucleares avançadas.

Dois navios, equipados com canhões navais e com outros aparatos de proteção sofisticados, ambos de bandeira britânica, tinham chegado anteriormente a vila costeira de Tokai no Japão.

A transferência de plutônio para o navio levou várias horas, informou a emissora de notícias estatal do Japão, NHK. A remessa de plutônio enviada foi majoritariamente comprada pelo Reino Unido e uma menor parte pelos EUA e pela França. O destino final da carga será a base de Savannah River na Carolina do Sul – que trata-se de um complexo onde se encontram várias das armas nucleares dos Estados Unidos.

A versão oficial diz que o embarque faz parte do acordo de combate ao terrorismo entre o Japão e os EUA realizado em 2014, durante uma cúpula nuclear. A medida visaria aliviar as preocupações com o grande estoque de plutônio do Japão.

O Japão possui cerca de 47 toneladas de plutônio, o suficiente para produzir até 6.000 bombas atômicas.

Tokyo comprava plutônio do Ocidente na década de 1970 para fazer pesquisas nucleares e mais adiante chegou a criar o material por reprocessamento de combustível irradiado a partir de instalações de energia. No entanto, com exceção de duas usinas nucleares, todos os reatores usados no passado foram fechados após o desastre nuclear de Fukushima em 2011.

Nem as autoridades japonesas, nem a embaixada dos EUA em Tóquio comentaram oficialmente sobre o transporte por conta da sensibilidade que cerca o assunto.

Referência:

International Business Time

Advertisements
Standard

One thought on “Japão enviou 331 quilos de plutônio aos Estados Unidos – o suficiente para 50 bombas atômicas

  1. Pingback: Japão enviou 331 quilos de plutônio aos Estados Unidos – o suficiente para 50 bombas atômicas | Desacato

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s