Militar

Estado Islâmico vem usando armas químicas no Iraque

Os terroristas do Estado Islâmico usaram armas químicas para atacar a cidade curda de Sinjar, localizada no Iraque, afirmaram autoridades locais.

De acordo com um comunicado feito na sexta-feira divulgado pelo Conselho de Segurança do Governo Regional do Curdistão iraquiano, os terroristas do Estado Islâmico lançaram foguetes equipados com ogivas químicas em uma área ao sul da cidade na quinta-feira.

O comunicado acrescenta que embora, nos ataques, ninguém tenha morrido, dezenas de civis e forças curdas foram internadas com sintomas que incluem vômito, tontura e dificuldade de respirar. “Se confirmado, este será o oitavo ataque químico do Estado Islâmico contra a Peshmerga (exército curdo). As táticas do Estado Islâmico continuam se tornando mais sofisticadas”, alertou o conselho.

De acordo com fontes médicas locais, os sintomas indicam que os terroristas poderiam ter usado cloro, um agente asfixiante proibido pela Convenção de Armas Químicas de 1997.

Em 18 de Fevereiro, autoridades curdas relataram um ataque similar lançado pelo Estado Islâmico em Sinjar, no qual pelo menos 30 combatentes curdos sofreram ferimentos semelhantes.

Os terroristas andam cometendo crimes hediondos contra todas as comunidades étnicas e religiosas no Iraque, incluindo xiitas, sunitas, curdos e cristãos.

Soldados do Exército iraquiano e combatentes de Unidades de Mobilização Popular estão tentando reconquistar regiões que estão sob o domínio dos terroristas por meio de operações conjunta.

Iraquianos confiscaram armas químicas do Estado Islâmico

Na última quinta-feira (25) milicianos iraquianos capturaram dois locais com vastos depósitos de agentes altamente tóxicos usados pelos terroristas do Estado Islâmico. Os compostos químicos estavam aptos a serem usados em morteiros e foguetes.

Referências:

Al Masdar News

Advertisements
Standard

One thought on “Estado Islâmico vem usando armas químicas no Iraque

  1. Pingback: Putin adverte Israel sobre acusações ‘infundadas’ à Síria | panoramalivre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s