Geopolítica

Brasil instalará cabo submarino até a Europa para evitar espionagem dos EUA

O Brasil pretende instalar um cabo de transmissão submarino ligando o país a Europa. O motivo? A medida visa combater as tentativas de espionagem eletrônicas por parte dos Estado Unidos. Durante o Mobile World Congress, realizado em Barcelona, o Ministro das Comunicações André Figueiredo anunciou planos para vincular seu país com a Europa através de um cabo submarino.

“Um cabo direto entre os dois continentes aumenta a segurança e evita os Estados Unidos”, foi direto ao ponto André Figueiredo.

mc-ministro-figueiredo-g1

O projeto foi estimado em cerca de 250 milhões de dólares, mas os gigantes da tecnologia Google e Facebook poderiam contribuir para custear o projeto. Ambos estão entre as empresas que demonstraram interesse em utilizar o cabo para a transmissão segura de dados. O que soa estranho visto que tanto o Facebook como o Google são empresas americanas e que sofrem suspeitas de compartilharem informações com o governo americano.

O cabo, que terá 5,900 quilômetros, deve ser lançado no final de 2017 e “será financiado através da comercialização do tráfego”, disse Figueiredo na terça-feira em uma entrevista durante o Mobile World Congress.

Lembrando que, em setembro de 2013, a presidente Dilma Roussef cancelou uma visita que faria aos Estados Unidos após descobrir que a NSA (National Security Agency ou Agência de Segurança Nacional) estava monitorando suas comunicações.

Ainda em 2013, porém antes dos episódios de espionagem envolvendo os Estados Unidos, a Telebras chegou a anunciar uma interligação de dados diretamente com os americanos, mas abandonou o projeto após ordens do governo federal que preferiu realizar o projeto de comunicação direta com a Europa sem o envolvimento dos EUA.

Referência:

Bloomberg

 

Standard

Deixe um comentário