Mídia

Jornalistas turcos estão presos por mostrarem relação da Turquia com Estado Islâmico

A manchete é clara:  “Eles controlam a fronteira com um líder do Estado Islâmico” publicou o jornal turco Cumhuriyet  na segunda-feira, revelando a colaboração entre o exército da Turquia e o Estado Islâmico – detalhe: o jornal já tem dois funcionários presos há aproximadamente três meses por terem exposto a colaboração do serviço de inteligência turco com o Estado Islâmico, em maio de 2015. Os presos são o editor-chefe Can Dundar e o editor de notícias Erdem Gul.

CHIESTO ERGASTOLO PER GIORNALISTI MINACCIATI DA ERDOGAN

O promotor pediu prisão perpétua para os dois e o julgamento está previsto para começar em 25 de março de 2016 e o motivo foi  uma investigação sobre cargas de caminhões com armas destinadas ao Estado Islâmico que atravessavam a fronteira da Turquia para a Síria com a ajuda dos serviços secretos turcos.

As últimas novidades baseiam-se em interceptações telefônicas em que funcionários turcos têm um diálogo amigável com Mustafa Demir, um jihadista turco considerado responsável pela gestão de fronteira por parte do Estado Islâmico, em novembro de 2014. Tais gravações surgiram durante uma investigação feita pelo escritório do promotor público de Ancara que em seguida foi transferido para o escritório de Gazantiep, na fronteira com a Síria.

As conversas indicam contatos frequentes com as autoridades turcas que permitem terroristas de cruzar a fronteira com explosivos, dos tipos usados nos ataques terroristas na Turquia.

Entre as 27 pessoas envolvidas no inquérito estão Ilhami Bali, considerado o mentor do ataque suicida contra uma manifestação pacífica curda na estação de Ankara, em 10 de outubro, em que 102 pessoas foram mortas.

O assassinato de Serena Shim

Se os jornalistas turcos estão presos, a mesma sorte não teve Serena Shim da PressTV, veículo iraniano. A repórter de nacionalidades americana e libanesa foi morta dias após reportar a Turquia facilitando a entrega de armas para o Estado Islâmico na fronteira com a Síria em outubro de 2014.

Referência:

Veterans Today

Advertisements
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s