Militar

Coreia do Norte alerta sobre ataques preventivos contra EUA e Coreia do Sul

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira que iria fazer um ataque de prevenção contra o Coreia do Sul e os Estados Unidos caso se sentisse ameaçada por uma provocação armada.

part-hkg-hkg10167263-1-1-0

A Coreia do Sul e, seu aliado próximo, os EUA irão no próximo mês realizar o seu maior exercício anual em resposta ao recente lançamento do foguete nuclear de teste e de longo alcance da Coréia do Norte – anunciou o Ministério da Defesa sul-coreano.

Já o comando militar supremo do Norte disse que os aliados planejam na prática uma “operação de decapitação” destinada a liderança da Coreia do Norte, e outros movimentos para neutralizar suas armas nucleares e mísseis.

Se houver um “ligeiro sinal” que seja de forças especiais se deslocando para efetuar essas operações, os militares disseram que ataques “táticos e estratégicos” preventivos seriam lançados.

O alvo principal seria a sede presidencial do Sul, a Blue House ou Casa Azul,  disse uma agência de notícias oficial, condenando a sede sul-coreana como “o centro de incubação de confrontos com os compatriotas no norte e de máquinas dominantes reacionárias”.

A Coreia do Norte também ameaçou fazer ataques contra bases dos EUA na Ásia-Pacífico e no continente.

O Norte disse que tem “os mais poderosos e ultra-modernos meios de ataque” do mundo, capaz de “desferir golpes fatais no continente norte-americano a qualquer momento e em qualquer lugar”.

Tais golpes iriam “reduzir a fossa de todos os males a cinzas, nunca mais se levantando no nosso planeta”, acrescentou, em uma referência aos Estados Unidos.

O Norte afirma habitualmente que o exercício anual Key Resolve/Foal Eagle (Resolução Chave/Águia Filhote) é um ensaio para a invasão, enquanto Seul e Washington dizem que é puramente defensiva.

As tensões são elevadas como as Nações Unidas considera sanções mais duras contra o Norte para puni-lo pelo teste nuclear de janeiro e o lançamento do foguete deste mês.

O Sul, em um movimento difícil sem precedentes, fechou um parque industrial financeiro e co-executivo no Norte, dizendo que estava ajudando a financiar os programas militares do vizinho hostil.

Referência:

Yahoo

Advertisements
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s