Geopolítica

Turquia não tem planos de invadir Síria, diz ministro

A Turquia não tem planos de fazer uma intervenção por terra na Síria, revelou hoje (22) o ministro da Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu em uma coletiva de imprensa. Cavusoglu disse que qualquer operação terrestre dentro da Síria teria de envolver todos os países da coalizão liderada pelos EUA.

“A operação terrestre da Arábia Saudita e da Turquia na Síria nunca esteve na agenda e não está na agenda.”, garantiu o ministro turco.

6. Büyükelçiler Konferansı

A tensão surgiu nas últimas semanas desde que fontes internas da Turquia revelaram o desejo turco de realizar uma intervenção terrestre na Síria em conjunto com a Arábia Saudita. Na ocasião, o primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev chegou a alertar que tal medida poderia causar uma guerra mundial.

Um funcionário turco disse na semana passada que a Turquia vê as operações terrestres como necessária e seria uma parceira disposta, se a pauta obtivesse a aprovação de uma coalizão mais ampla.

Foi relatado pela mídia ocidental, que citou um funcionário turco, que a Turquia levantou a questão nas últimas conversações com os EUA e outras nações aliadas.

Ontem (21), o príncipe saudita, Turki al-Faisal, chegou a dizer que os ataques aéreos liderados pelos EUA na Síria tinham sido ineficazes e uma intervenção por terra era necessário na Síria.

No início deste mês a Arábia Saudita anunciou que o país estava pronto para enviar forças especiais para a Síria se a coalizão liderada pelos Estados Unidos decidisse enviar tropas terrestres.

Vale lembrar que tanto Turquia quanto Arábia Saudita apoiam os terroristas anti-Assad que são responsáveis pelo caos na Síria. Tudo indica que o desejo de invasão a Síria se deu pelo fracasso do Estado Islâmico em derrubar Bashar Al-Assad e dominar a região.

O Centro Sírio de Pesquisa Política publicou um relatório dizendo que o conflito na Síria já causou a morte de mais de 470 mil pessoas desde março de 2011.

Referência:

South Front

 

Advertisements
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s