Saúde

Sírios afirmam que vacinas da ONU mataram crianças sírias

Vacinas dadas pela ONU causaram a morte de 36 crianças, na Síria, segundo autoridades locais que também afirmam que as doses foram deliberadamente contaminadas.

O programa de vacinação das Nações Unidas foi projetado em 2014 para evitar um surto de sarampo na Síria, mas os relatórios que emergiram mostraram que as vacinas eram um ato deliberado de sabotagem, forçando a ONU a abandonar seu programa.

syrian-children-vaccine-deaths

Os médicos em clínicas nas cidades de Jirjanaz e Maaret al-Nouman na província do nordeste de Idlib disseram que as crianças começaram a cair doentes logo depois que foram administradas as doses.

Organizações de ajuda que se localizam ao longo da fronteira com a Turquia disseram que a perda de vidas foi alta, chegando a 36, com mais de uma dúzia de outras crianças em estado grave. “É muito ruim. O número de mortos passa de 30. As crianças estão morrendo muito rapidamente. Achamos que vai piorar.” desabafou Daher Zidan, o coordenador da UOSSM (Sindicato dos Médicos sírios organizações de ajuda humanitária).

A coalizão de oposição síria consistindo de rebeldes sírios controla a área da província de Idlib. Os rebeldes ficaram de administrar o projeto de imunização.

“O Ministério da Saúde do governo interino sírio (ligado aos rebeldes) instruiu a suspensão do segundo turno da campanha de vacinação contra o sarampo, que começou (recentemente),  após vários mortos e feridos entre crianças em centros de vacinação no campo Idlib”, disse um comunicado da coalizão, como relatou o The Telegraph.

O portal passou a relatar que “peritos médicos” opinaram que as mortes das crianças foram provavelmente causadas por um lote contaminado de vacina contra o sarampo.

O programa de vacinação estava sendo gerido e administrado pela Organização Mundial de Saúde da ONU, que lançou a campanha de vacinação para 1,6 milhões de crianças sírias.

Simpatizantes da oposição síria espalharam imagens em mídias sociais de crianças que supostamente morrem da vacina. Muitos deles quiseram dar a entender que talvez agentes do regime Assad tinham contaminado as vacinas com cianeto.

Idlib é um dos poucos redutos rebeldes. Lembrando que os rebeldes são apoiados por governos ocidentais que os consideram “moderados”. Porém esses rebeldes tidos como moderados – do Exército de Libertação da Síria – perderam espaço tanto para o Estado Islâmico como para a Frente Nusra da Al Qaeda. Em 2015, Putin chegou a perguntar qual a diferença de um rebelde moderado e um não moderado. A maior parte da Síria permanece em guerra.

O temor de mais mortes

Para o Telegraph, a maneira pela qual as crianças morreram eram condizentes com algum tipo de intoxicação por substância.

Mohammad Mowas, um médico sírio que trabalha na Turquia, disse que os sintomas relatados foram: desaceleração gradual do ritmo cardíaco, com as crianças ficando azuis, que condiz com envenenamento por cianeto. “Isto parece uma tentativa deliberada de ‘batizar’ as vacinas”, disse Mowas.

Os oficiais, a OMS e a ONU, bem como os membros da oposição síria, dizem temer que o número final de mortos seja maior, especialmente porque a região é isolada.

Cada frasco de vacina contra o sarampo supostamente continha 40 doses; alguns médicos disseram que acreditam que, pelo menos, dois dos frascos podem ter sidos infectados.

“A OMS enviou uma equipe de investigação para a área e eles vão voltar, esperamos muito, muito rápido, em algumas respostas sobre como exatamente esse terrível incidente ocorreu.” revelou Simon Ingram, chefe regional da comunicação para a UNICEF no Oriente Médio e Norte África.

Relatórios subsequentes afirmaram que pelo menos para algumas das crianças foram dadas um relaxante muscular, por engano, que seria a causa das mortes.

Crianças desmaiaram devido a vacinas na Inglaterra

Nesta última semana, mais precisamente dia 26 de janeiro, crianças inglesas passaram mal e chegaram a desmaiar após receberem doses de vacinas meningocócica, em Northampton. A história pode ser lida clicando em: Vacinas são suspensas no Reino Unido após crianças desmaiarem.

Referência: Your News Wire

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s