Geopolítica

General do exército sueco alerta para guerra mundial em poucos anos

A Suécia não luta uma guerra há mais de 200 anos, mas em breve isso mudará de acordo com um documento interno do exército sueco enviado a soldados e funcionários públicos que se envolveram em uma manobra militar.

dsc2950_ok-900

O chefe do Exército sueco General Anders Brännström disse aos homens sob o seu comando que eles poderiam esperar pois “em poucos anos” eles estarão lutando uma guerra na Europa contra adversários qualificados.

Além dos soldados, o livreto contendo a dura advertência também foi dado aos funcionários públicos, políticos e convidados que participam de manobras anuais e demonstrações de exercícios militares que ocorrem na próxima semana.

Ao discutir o novo orçamento militar, aprovado ano passado, pelo governo sueco para o período de 2016-2020, o General Anders Brännström afirmou que há uma exigência para que a Suécia aprimore sua capacidade de defesa.

“A exigência que nós temos de atingir a capacidade para combate armado contra um adversário qualificado está claro, e isso no contexto objetivo de criar uma linha de frente contra ataques militares (externos) e defender a Suécia. O ambiente global que estamos vivendo demonstra, por decisões estratégicas (tomadas por políticos), e nos leva a conclusão que podemos estar em guerra em alguns anos”, explicou Anders Brännström.

O general acrescentou que as manobras, que este ano focam na capacidade do exército sueco de lutar e sobreviver em uma guerra de inverno, devem ser realizadas com esta situação de segurança (defesa nacional) em mente.

Falando para o tabloide mais popular da Suécia, o General comentou que a imagem de deterioração na segurança da Europa foi o principal fator que motivou o seu aviso, indicando que a realização de campanhas militares pelo Estado Islâmico na Europa e a instabilidade da Ucrânia poderiam levar a um conflito. Ele sugeriu que uma Terceira Guerra Mundial está bem próxima.

“Pode-se traçar paralelos com a década de 1930. A grande incerteza e dinâmicas (politicas) que então levaram (o mundo) a uma grande guerra. Nesse tempo conseguimos (a Suécia) ficar de fora. Mas não é de todo certo que poderíamos ter sucesso desta vez “, expôs o General sueco.

A Suécia foi politicamente neutra durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto todos os seus vizinhos foram invadidos ou caíram sob a influência política ou do Terceiro Reich ou da União Soviética.

É incomum uma figura militar sênior que ainda está servindo, muito menos o chefe de um exército profissional, falar sobre tais assuntos políticos na Europa. No entanto, esses comentários não são apenas opinião do general, como o mesmo acrescentou, já que seus colegas mais velhos todos têm os mesmos pensamentos.

“Esta é uma posição grave partilhada por muitos. Esta é uma situação completamente diferente da que tínhamos há dez anos. Existe agora um foco muito forte em defesa nacional … Estão se preparando para o pior”.

O portal Breitbart Londres entrevistou o chefe que recentemente se aposentou do Ministério do Desenvolvimento Defesa, Centro de Conceitos e Doutrina, ano passado no Reino Unido, e reportou suas crenças de que grupos terroristas islâmicos iriam começar a lançar ataques terroristas na costa do sul da Europa por meio de barcos. O contra-almirante Parry RN disse ao Breitbart Londres que os islâmicos poderiam seguir o exemplo dado pelos ataques mortais de Mumbai, em 2008, que viu comandos islâmicos desembarcarem de barcos rápidos, invadindo a cidade para então matarem 150 pessoas.

O almirante disse: “Em breve estaremos enfrentando ataques executados em partes remotas da Europa, como Malta e as ilhas gregas”.

Referência: Breibart

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s