Geopolítica

Coreia do Norte estaria preparando lançamento de míssil de longo alcance

Imagens de satélites do Japão indicam que a Coreia do Norte está se preparando para lançar um míssil de longo alcance. As imagens foram feitas de Tongchang-ri, local usado pelos nortes-coreanos para testes de misseis, na costa ocidental. a agência de notícias japonesa Kyodo informou nesta quinta-feira, que a informação veio de um funcionário não identificado do governo japonês.

map-north-korea-missile-sit

O Vice-Chefe de Gabinete, o secretário Koichi Hagiuda, do Japão, em entrevista coletiva dada também nesta quinta-feira, disse que seu governo vai continuar a cooperar com os Estados Unidos e com a Coreia do Sul para convencer a Coreia do Norte de se abster do que chamou de “ações provocativas” e cumprir as resoluções da ONU.

“O Japão está sempre coletando e analisando informações sobre os movimentos relativos a mísseis da Coreia do Norte com grande interesse “, revelou Haguida.

A fonte do governo japonês disse que um lançamento do míssil poderia ocorrer em cerca de uma semana, no mínimo, mas não forneceu outros detalhes sobre as analises das imagens de satélite.

O relatório surge em meio as discussões entre os membros do Conselho de Segurança da ONU para novas sanções contra Pyongyang depois que a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear dia 6 de janeiro deste ano. Lembrando que a Coreia do Norte já está sob sanções por seus programas nucleares e de mísseis.

O porta-voz sul-coreano do Ministério da Defesa, Kim Min-Seok, disse que as autoridades estavam de guarda para quaisquer mudanças no comportamento da Coréia do Norte.

“No passado, a Coreia do Norte sempre disparava um míssil de longo alcance após um teste nuclear. Mas como isso não aconteceu. Desta vez, estamos preocupados sobre o fato deles poderem lançar um depois”, pontuou Kim Min-Seok.

Kim também ressaltou que Pyongyang costumava notificar a China e os EUA antes da realização de testes nucleares, embora desta vez não tenha feito isso.

“Acreditamos que a Coreia do Norte poderia lançar, de surpresa, graves provocações – sem aviso prévio – a partir de agora”, finalizou Kim.

A preparação de um possível lançamento de um míssil também veio depois da Coréia do Norte ter dito que realizou um teste de mísseis balísticos lançados por submarinos em dezembro.

Enquanto isso o Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, concordaram em Pequim na quarta-feira sobre a necessidade de uma nova resolução significativa de Segurança da ONU contra a Coreia do Norte, mas havia poucos sinais de progresso concreto.

A Coreia do Norte disse no dia 6 de janeiro, que explodiu uma bomba de hidrogênio, apesar dos Estados Unidos, outros governos e especialistas terem expressado seu ceticismo sobre o país ter feito tal avanço tecnológico.

O último lançamento realizado pela Coreia do Norte de um foguete de longo alcance foi no final de 2012 e colocou um objeto com sucesso em órbita no que os especialistas acreditam ser parte de um esforço norte-coreano para construir um míssil balístico intercontinental (ICBM – sigla em inglês).

A Coreia do Norte também é vista tentando em seus trabalhos miniaturizar uma ogiva nuclear para acoplar em um míssil, mas muitos especialistas dizem que Pyongyang está longe de aperfeiçoar tal tecnologia.

Anúncios
Standard

One thought on “Coreia do Norte estaria preparando lançamento de míssil de longo alcance

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s